VEREADORES POR UM DIA, ESTUDANTES APROVAM PROJETOS EM SESSÃO SIMULADA

Publicado em 04/07/2018 às 13:22 - Atualizado em 04/07/2018 às 22:19

O Projeto Vereador Por Um Dia, instituído pela Resolução n.º 003/2016, tem o objetivo de promover a interação entre a Câmara Municipal e a escola, permitindo ao estudante participar do processo legislativo e compreender o papel do Legislativo Municipal, contribuindo, assim, para a formação de sua cidadania e compreensão dos aspectos políticos da sociedade brasileira.

Neste sentido, na terça-feira, 03/07, aconteceu a primeira sessão simulada do ano de 2018, do Projeto Vereador Por Um Dia, com os alunos do segundo ano do ensino médio da Escola de Educação Básica Madre Benvenuta. Na oportunidade, os alunos realizaram a Sessão Solene de Posse como Vereadores e, em seguida, a Sessão Ordinária Simulada, onde discutiram e aprovaram os projetos de lei elaborados na escola.

De acordo com a professora responsável pelo projeto, Lithele Eluane Dill, os trabalhos tiveram início ainda no educandário, há dois meses, quando os alunos do segundo ano do ensino médio iniciaram a elaboração de seus projetos. Em seguida, assistiram uma palestra com o Assessor Jurídico da Câmara de Vereadores, Maikel Schneider. Após, apresentaram suas ideias para os demais alunos, que escolheram os nove melhores projetos para serem levados à sessão simulada realizada na Câmara Municipal. “Durante o período do projeto, os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre o processo legislativo. Certamente essa experiência contribuiu na formação pessoal de cada um, além de auxiliar na preparação de líderes capacitados e conscientes dos deveres e direitos como cidadãos”, comentou a professora.

Para o Presidente do Legislativo, Vereador Cornélio Schneider, o projeto oportuniza aos jovens conhecerem de perto o dia-a-dia e as atividades da Câmara de Vereadores, incentivando-os a exercerem a cidadania e participarem da vida política do município. “Os jovens podem fazer a diferença na sociedade. Eles provaram hoje que precisamos de renovação e entusiasmo na política. Esperamos que o Projeto Vereador Por Um Dia tenha contribuído, de alguma forma, no incentivo para que esses estudantes tornem-se vereadores e vereadoras no futuro próximo”, finalizou o Presidente.

Galeria de Audios