PROJETO VEREADOR POR UM DIA É REALIZADO NA CÂMARA MUNICIPAL

Publicado em 02/10/2019 às 16:56 - Atualizado em 03/10/2019 às 15:51

O Projeto Vereador Por Um Dia, instituído pela Resolução n.º 003/2016, tem o objetivo de promover a interação entre o Poder Legislativo e a escola, permitindo ao estudante participar do processo legislativo e compreender o papel do Legislativo Municipal, contribuindo, assim, para a formação de sua cidadania e compreensão dos aspectos políticos da sociedade brasileira.

Desta forma, na terça-feira, 01/10, aconteceu a sessão simulada do ano de 2019, do Projeto Vereador Por Um Dia, com os alunos do ensino médio da Escola de Educação Básica Cristo Rei. Na oportunidade, os alunos realizaram a Sessão Solene de Posse como Vereadores e, em seguida, a Sessão Ordinária Simulada, onde discutiram e aprovaram os projetos de lei elaborados na escola.

De acordo com a Diretoria do educandário, Andrea de Souza Hackenhaar, os trabalhos tiveram início ainda na escola, quando os alunos acompanharam uma palestra com o Assessor Jurídico da Câmara de Vereadores, Maikel Schneider, sobre o trabalho do legislativo e o processo de elaboração de leis. Na sequência, com a participação dos professores responsáveis, os alunos iniciaram a elaboração de seus projetos. Após, aconteceu a apresentação e defesa das proposições, perante a comunidade escolar, sendo 3 projetos escolhidos pelos jurados, 3 pelos alunos e 3 pelo corpo de professores e direção, totalizando, assim, os 9 vereadores mirins, que levaram suas ideias para a sessão simulada realizada na Câmara Municipal. “Com o Projeto Vereador Por Um Dia, iniciado em 2016 pela nossa escola, os alunos tiveram a oportunidade de aprenderem sobre o processo legislativo, além de vivenciarem um dia como Vereadores. Certamente essa experiência contribuiu na formação pessoal de cada um, e auxiliou na preparação de líderes capacitados e conscientes dos deveres e direitos como cidadãos”, comentou a Diretora da escola.

Para o Presidente do Legislativo, Vereador Valdir José Grasel, o projeto oportunizou aos jovens conhecerem de perto o dia-a-dia e as atividades da Câmara de Vereadores, incentivando-os a exercerem a cidadania e participarem da vida política do município. “Os jovens demonstraram que podem fazer a diferença. Suas proposições, apresentadas nesta tarde, revelaram ideias promissoras e com visão diferenciada sobre a sociedade e os problemas locais. Eles provaram que precisamos de renovação e entusiasmo na política. Esperamos que o Projeto Vereador Por Um Dia tenha contribuído, de alguma forma, no incentivo para que esses estudantes tornem-se vereadores e vereadoras no futuro próximo”, finalizou o Presidente.